Do experimental ao filme-ensaio: passagens

Autores

  • Francisco Elinaldo Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928

Palavras-chave:

Filme-ensaio, Experimental, Vanguarda, Pensamento, Imanência

Resumo

Filme experimental e filme-ensaio são territórios ou concepções do cinema-audiovisual, com convergências e rupturas entre si. Eles convergem quanto à experimentação estético-formal, de materiais e modos de composição na produção de sentidos. Mas enquanto no filme-ensaio isso se opera com ênfase no pensamento do ensaísta através de sua inscrição em corpo e/ou voz no próprio filme, assim como com a solicitação e criação de intercessores, no experimental tal modo de inscrição do pensamento se opera de outras maneiras. Desse modo, pode-se propor que o experimental é imanente ao filme-ensaio, embora nem todo experimental seja ensaístico. O propósito do artigo é, assim, analisar como se operam tais convergências e disjunções entre ambos os territórios do cinema, a partir de um corpus fílmico e de referências teóricas que embasam um novo olhar, na atualidade, sobre as relações entre filme experimental e filme-ensaio.

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Biografia do Autor

  • Francisco Elinaldo Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Metre em Sociologia pela FFLCH-USP. Professor associado do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do experimental ao filme-ensaio: passagens. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 190928. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190928