O mundo habitado por imagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193418Palavras-chave:
Redes sociais, Vigilância, Política, Artes visuais, ContemporâneoResumo
Em seu livro Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera, a pesquisadora Giselle Beiguelman alia conhecimento teórico e análise de obras de artes e intervenções ativistas para apontar uma mudança no regime de visibilidade das imagens no contemporâneo. Mostrando como vigilância e controle dos dados oferecidos pelos usuários na internet criam um novo modo de existência e interação, o trabalho de Beiguelman pinta um quadro do presente em diálogo com o pensamento de Foucault e as pesquisas sobre os modos de ver na modernidade de Jonathan Crary, indicando caminhos e propostas de atuação artística e política diante da sociabilidade de imagens feitas para não serem vistas.
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Referências
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021.
BERARDI, F. Depois do futuro. São Paulo: Ubu, 2019.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SLAVOJ Zizek – The Handmaid’s Tale. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal The Radical Revolution. Disponível em: https://bit.ly/3HHuXSZ. Acesso em: 6 dez. 2021.
Referências audiovisuais
TERMINATOR 2: judgment day (O exterminador do futuro 2: O julgamento final). James Cameron, Estados Unidos, 1991.
THE SOCIAL dilemma (O dilema das redes). Jeff Orlowski, Estados Unidos, 2020.
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