Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over

Autores

  • Luíza Beatriz A. M. Alvim Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193928

Palavras-chave:

Relação som e imagem, Voz over, Cinema contemporâneo, Cinema e literatura, Fabulação

Resumo

Partindo do cinema moderno de Robert Bresson, este artigo analisa três filmes contemporâneos com voz over – Risttuules (Na ventania, 2014), de Martti Helde, Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, e Transit (Em trânsito, 2018), de Christan Petzold –, buscando relações entre o audível e o visível. Observou-se que essas relações são caracterizadas por defasagens, que correspondem, de forma estrita, às diferenças de tempo entre o dito pela voz e o visto na imagem, mas que são também entendidas num sentido geral de estranheza decorrente daquilo que se ouve em relação ao que se vê, seja por efeito de desdramatização, seja por uma disjunção/conjunção de tempos históricos. São filmes em que há diversas relações com a Literatura e lançamos mão de conceitos deleuzianos, como o de fabulação.

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Biografia do Autor

  • Luíza Beatriz A. M. Alvim, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutora em Comunicação (UFRJ) e em Música (Unirio), com pós-doutorado em Música na UFRJ (bolsa PNPD-CAPES; grupo Ritmo, Corpo e Som), durante o qual foi realizada essa pesquisa. Atualmente, é pos-doutoranda na ECA-USP, com bolsa CNPq.

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Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-21. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193928