O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma

Autores

  • Andrew I. Philip Arts and Humanities Research Council

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374

Palavras-chave:

Camboja, Rithy Panh, Documentário, Genocídio, Exílio

Resumo

Ao longo de quatro décadas fazendo filmes, o diretor Rithy Panh continua a expandir as possibilidades do cinema documentário. Suas experiências traumáticas com o regime desumano do Khmer Vermelho direcionam o impulso criativo que o torna o diretor mais famoso do Camboja. Esta coleção interdisciplinar explora preocupações geopolíticas globais como migração, exílio, imperialismo, e gênero, que Panh astutamente articula dentro das especificidades da história do Camboja. Panh não apenas expõe o papel que o cinema desempenha na reificação de estruturas de opressão, mas também mostra como ele pode produzir uma medida de redenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrew I. Philip, Arts and Humanities Research Council

    Doutorando, bolsista do Arts and Humanities Research Council - UK, e professor colaborador no departamento de Cinema, Teatro e) da University of Reading. Pesquisa complementar de doutorado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

BARNES, L.; MAI, J. The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021.

BENZAQUEN-GAUTIER, S; KLEINEN, J. “Archiving the Perpetrator”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 117-130.

CAZENAVE, J. “Rithy Panh as Chasseur d’images”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 72-85.

FRENCH, L. “Looking Back and Projecting Forward from Site 2”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 161-172.

LAROCCA, D. “Memory Translation: Rithy Panh’s Provocations to the Primacy and Virtues of the Documentary Sound/Image Index”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 188-201.

LY, B. “The “Mad Mother” in Rithy Panh’s Films”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 17-31.

MAI, J. “Resilience in the Ruins: Artistic Practice in Rithy Panh’s The Burnt Theater”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 32-45.

MORAG, R. “Rithy Panh, Jean Améry, and the Paradigm of Moral Resentment”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 144-158.

PHAY, S. “Rithy Panh: Storyteller of the Extreme”. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 202-214.

SÁNCHEZ-BIOSCA, V. “Bophana’s Image and Narrative: Tragedy, Accusatory Gaze, and Hidden Treasure” In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 173-187.

UM, K. The Wounds of Memory: Poetics, Pain, and Possibilities in Rithy Panh’s Exile and Que la barque se brise. In: BARNES, L.; MAI, J. (orgs.). The Cinema of Rithy Panh: Everything Has a Soul. New Brunswick: Rutgers University Press, 2021. p. 46-58.

Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

O cinema de Rithy Panh: tudo tem uma alma. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.205374