O saber do espectador e o saber do telespectador

Autores

  • François Jost Centre d' étude des images et des sons médiatiques/Sorbonne Nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65583

Palavras-chave:

Narratologia, Ver, Saber, Televisão, Atentado de 11 de setembro.

Resumo

O artigo discute questões básicas de narratologia, a partir de uma crítica a posições defendidas por Gérard Genette, mostrando que tal concepção não se ajusta bem aos textos visuais do cinema e da televisão. Começa por estabelecer uma distinção entre ver e saber, imbricadas nas relações narratológicas, que os teóricos desta disciplina costumam utilizar indiferentemente. Convoca, para ilustrar sua proposta, um exemplo heurístico, o atentado de 11 de setembro perpetrado contra o World Trade Center. Mostra, então, que o ver não pode deixar de prescindir do saber - as imagens do atentado, por si mesmas, não são reconhecidas enquanto o telespectador não consegue estabelecer um laço entre elas e uma dimensão do mundo que, em TV, aparece vinculada ao real ou ao fictício ou ao lúdico. A partir da análise do evento, revela que as imagens só podem ser aceitas como violentas quando perpassam pela somatização humana.

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Publicado

2004-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O saber do espectador e o saber do telespectador. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(21), 63-84. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65583