Free Cinema: o elogio do homem comum
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65660Palavras-chave:
Cinema, Free Cinema, Cinema inglês.Resumo
Este artigo investiga o movimento documentarista "Free Cinema", que integrou a onda de renovação do cinema inglês durante o período pós-Segunda Guerra Mundial. "Free Cinema" é o nome de uma mostra de filmes organizada em fevereiro de 1956 no National Film Theatre em Londres, e reiterada por outras cinco vezes até a derradeira sexta edição em março de 1959. O termo se refere também ao movimento iniciado pelos diretores Lindsay Anderson, Karel Reisz e Tony Richardson, organizadores da primeira mostra (como veículo de divulgação de seus filmes) e autores do 'manifesto por um cinema livre', uma reação vigorosa à estagnação do cinema inglês nos anos 1950. O artigo, além de traçar um rápido panorama do cinema inglês do pós-guerra, oferece uma discussão sobre a especificidade do realismo do Free Cinema, ligado a uma preocupação essencial com a vida quotidiana do 'homem comum'.
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Copyright (c) 2008 Cecília Antakly de Mello
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