“O fantasma de um clássico”: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935)

Autores

  • Marcos Napolitano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68096

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Humberto Mauro, Brasil, história cultural.

Resumo

O filme Favela dos meus amores (1935), de Humberto Mauro, cujas cópias se perderam, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tornando-se objeto de culto e memória nas décadas seguintes. Neste artigo pretendo articular, a partir dos fragmentos documentais que nos informam sobre o filme, três aspectos principais: 1) o papel de “Favela...” na construção de uma nova identidade nacional e de uma nova cultura popular urbana, tendo como centro o Rio de Janeiro; 2) os aspectos ideológicos e estéticos da recepção crítica do filme; 3) Seu papel como objeto de memória da história cultural brasileira. A partir destes três eixos de análise pretendo mapear o impacto de “Favela...” na formatação de uma nova cultura “nacional popular” no Brasil, cujo sentido ideológico era disputado à esquerda e à direita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

12/23/2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Napolitano, M. (2009). “O fantasma de um clássico”: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 36(32), 137-157. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68096