Apresentação

Autores

  • Os Editores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68155

Palavras-chave:

Editorial, apresentação, audiovisual.

Resumo

O presente número de Significação – Revista de Cultura Audiovisual tem por objetivo contribuir para a consolidação teórica de uma área de pesquisa dedicada ao estudo das diversas manifestações audiovi-suais. Trata-se de um campo marcado pelo entendimento de que as articulações formais individualizam estas obras sem perder de vista as injunções culturais e históricas que se relacionam com outras áreas do conhecimento, principalmente a Comunicação.

Assim, o primeiro artigo tem um caráter eminentemente metodo-lógico. Michael Renov analisa o ensino do documentário, propondo novas questões para repensar o seu lugar em um contexto marcado pela sua valorização, expressa em congressos como o Visible Evidence.

Os artigos seguintes debruçam-se sobre o cinema, privilegiando o exame da crítica (Pedro Plaza Pinto) e a representação do negro (Arthur Autran). A televisão constitui o eixo de um outro bloco, como indica a reflexão de Márcio Serelle sobre o realismo nas telenovelas e de Jacqueline Schiavoni sobre as vinhetas televisivas, assunto que também é explorado por Felipe Muanis. A fotografia é o cerne do trabalho de Ana Claudia de Oliveira, que se ocupa de seu estudo, em particular as fotos publicitárias produzidas por Hélvio Romero. Ainda neste tema, Cristian Borges realiza um apanhado geral do problema concernente à definição da imagem fotográfica, pictórica e cinemato-gráfica. Por fim dois artigos dedicados à discussão teórica a respeito da imagem. O primeiro deles, de autoria de Victor Echeto, pensa o seu lugar no quadro contemporâneo. Vera Follain, por sua vez, analisa o tratamento conferido à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo. Boa leitura!

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-06-22

Edição

Seção

Apresentação

Como Citar

Apresentação. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 7-7. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68155