Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro

Autores

  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169

Palavras-chave:

Imagens técnicas, Distância, Espetáculo.

Resumo

A leitura de textos críticos contemporâneos que abordam a proliferação das imagens técnicas nos permite dizer que, apesar do anunciado fim da metafísica ocidental, a teoria platônica dos dois mundos (o das aparências e o das verdades eternas) tem sido, por tortuosos caminhos, recorrentemente revitalizada. As associações entre olhar e passividade e entre mediação e simulacro abrem espaço para as profecias de um mundo de sombras criado pelos próprios mecanismos de racionalização modernos. Colocando em diálogo diferentes avaliações das mudanças provocadas pela multiplicação das imagens técnicas, busca-se, neste artigo, discutir os tratamentos dados à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo.

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Biografia do Autor

  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Professora associada do Departamento de Comunicação Social da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2011-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 183-199. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169