A Formação do Laço social na TV e em sites de redes sociais: as hashtags Saramandaia e Donaredonda no processo de conversação em rede

Autores

  • Mario Abel Bressan Junior PUC-RS e UNISUL
  • Cristiane Costa Finger PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83068

Palavras-chave:

Teledramaturgia, Laço Social, Conversação em rede

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a configuração do laço social e do processo de conversação em sites de redes sociais, por meio da utilização das #saramandaia e #donaredonda no twitter. Foram analisadas as #saramandaia, postadas nos dias 27 e 28 de setembro de 2013 e #donaredonda, postadas de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2013. Pode-se então deduzir que assim como na televisão as hashtags analisadas formam um laço social, por constituírem uma conversão em rede. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Abel Bressan Junior, PUC-RS e UNISUL

Professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNISUL. Doutorando em Comunicação Social, PUCRS / FAMECOS

Cristiane Costa Finger, PUC-RS

Professora doutora no PPGCOM em Comunicação Social na PUC-RS

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 5.ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BOUÇAS, Cibelle. Em 2012, novela lidera discussões nas redes sociais. 2012, edição 727. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed727_em_2012_novela_lidera_discussoes_nas_redes_sociais>. Acesso em: 27 jun. 2014.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. UNESP: Imprensa Oficial, 1999.

DICIONÁRIO DA TV GLOBO, v. 1: programas de dramaturgia & entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.

KOGUT, Patrícia. 'Em família' é o programa mais falado nas redes sociais. 2014. Disponível em: <http://kogut.oglobo.globo.com/noticias-da-tv/coluna/noticia/2014/06/em-familia-e-o-programa-mais-falado-nas-redes-sociais.html>. Acesso em: 27 jun. 2014.

LOPES, Maria Immacolata Vasallo de. Narrativas televisivas e Identidade Nacional: O

caso da telenovela brasileira. Congresso Anual em Ciência da Comunicação. Salvador: 2002. Disponível em http://reposcom.portcom.intercom.org.br. Acesso em 20/03/2014.

MAZZIOTTI, Nora. La industria de la telenovela: la producción de ficción em América Latina. Buenos Aires: Piados, 1996.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. 9.ed. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1997.

RAMOS, José Mário Ortiz; BORELLI, Silvia Helena Simões. A telenovela diária. In: ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola/SC, 2002.

STRAUBHAAR, Joseph. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.

WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Bressan Junior, M. A., & Finger, C. C. (2014). A Formação do Laço social na TV e em sites de redes sociais: as hashtags Saramandaia e Donaredonda no processo de conversação em rede. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 124-144. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83068

Edição

Seção

Artigos