Que saudade! A transmutação imagética de sentidos passionais: moldura, sequencialidade e “perceptos excêntricos”

Autores

  • Anna Maria Balogh

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83422

Palavras-chave:

Transmutação, pintura, cinema, elasticidade discursiva, sequencialidade.

Resumo

A partir da análise greimasiana do termo nostalgia, bem como
do conceito helmsleviano sobre a elasticidade do discurso, no
artigo se fazem reflexões sobre as questões de transmutação deste
e de outros sentidos passionais similares, tanto para a imagem
fixa (pintura), quanto para a imagem móvel (cinema). A análise é
instrumentalizada pelas teorias da linguagem de origem francesa
com ênfase nos conceitos de moldura, sequencialidade e perceptos
excêntricos, entre outros.

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Biografia do Autor

  • Anna Maria Balogh

    Professora titular da Pós-Graduação em Comunicação e Mídia da
    Universidade Paulista (UNIP/SP). E-mail: baloghfenix@hotmail.com.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Que saudade! A transmutação imagética de sentidos passionais: moldura, sequencialidade e “perceptos excêntricos”. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(41), 95-116. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83422