Desnaturalizar a técnica: contribuições feministas para pensar a direção de fotografia cinematográfica

Autores

  • Marina Cavalcanti Tedesco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83423

Palavras-chave:

Direção de fotografia, gênero, técnica.

Resumo

A direção de fotografia cinematográfica é entendida, geralmente,
como uma área técnica, o que para muitos é sinônimo de neutra.
Talvez por isso ainda não tenha merecido muita atenção dentro dos
estudos sobre cinema e audiovisual. Porém, como toda técnica, ela
foi desenvolvida a partir de determinados pressupostos e para atingir
objetivos específicos. Neste estudo, pretendemos analisá-la a partir
de uma perspectiva feminista a fim de identificarmos as visões de
gênero que contribuíram para conformá-la, e que passaram a ser por
ela impactadas. Faremos isso através do estudo de diversos manuais
de cinematografia produzidos desde os anos 1930 e da confrontação
de suas prescrições com filmes emblemáticos do cinema mexicano
clássico industrial.

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Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco

    Doutora em Comunicação e Professora do PPG em Estudos
    Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. E-mail:
    ninafabico@yahoo.com.br.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Desnaturalizar a técnica: contribuições feministas para pensar a direção de fotografia cinematográfica. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(41), 117-139. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83423