Mediações entre o cinema e a dança: Territórios em questão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.89282Palavras-chave:
Cinema, Corpo, DançaResumo
Esse texto pretende abordar e evidenciar as múltiplas formas de se pensar o diálogo entre o cinema e a dança, através do corpo e do movimento. Assim, compôs-se um panorama com algumas obras do cinema, que podem ser vistas aliadas à perspectiva da dança e vice-versa, ou diferentes expressões que foram revisitadas e se transformaram em estéticas audiovisuais, compondo espaços de experimentos artísticos-poéticos do cinema- (e da) dança.
Downloads
Referências
ABADIE, D. L ́art de ne pas faire de l ́art. In: Calder, les années parisiennes, 1926- 1933. Éditions du Centre Pompidou: Paris, 2009.
ALONSO, R. Videoarte e videodança em uma (in)certa América Latina. In: BRUM, L.; CALDAS, P. (org). Dança em Foco. v.2: Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. CALDAS, P. Poéticas do movimento: interfaces. In: BONITO, E.; CALDAS P.; LEVY R.(Orgs). A dança na tela. Dança em Foco. v. 4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria /Oi Futuro, 2009.
DE MICHELI, M. As vanguardas artísticas. Tradução Pier Luigi Cabra. 3. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Tradução Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
DUBOIS, P. Recherches sur Chris Marker. Sous la direction de Philippe Dubois. Théorème 6. Revue de l ́Institut de Recherche sur le Cinéma et l ́Audiovisuel IRCAV, Université Paris 3: Presses Sorbonne Nouvelle, 2006.
GRAPPIN-SCHMITT, S. Nos Archives Physiologiques. In: BOUQUET, S. Danse/Cinéma. Paris: Capricci e Centre National de la Danse (CND), 2012.
GODARD, H. Le geste et sa perception. In: GINOT, I; MICHEL, M. La danse au XXe siècle: Larousse, 2008.
GOLDBERG, I. La sculpture en mouvement. Entretien avec Brigitte Léal, commissaire de l ́exposition. In: Calder, les années parisiennes, 1926-1933. Éditions du Centre Pompidou: Paris, 2009.
GUIDO, L. Rhythmic Bodies/Movies: Dance as Attraction in Early Film Culture. In: STRAUVEN, W. The cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press: Amsterdam, 2006.
LÉGER, F. Fonctions de la peinture. Paris: Éditions Gallimard, 2004.
MELLO, C. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012. ROSENBERG, D. Observações sobre dança para a câmera e um manifesto. In: BONITO, E.; BRUM, L.; CALDAS, C.; LEVY, R. (Orgs). Ensaios Contemporâneos de Videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora e Consultoria Ltda, 2012.
SANTANA, I. Esqueçam as fronteiras! Videodança: ponto de convergência da dança na cultura digital. In: BRUM, L.; CALDAS, P. (Orgs). Dança e Tecnologia. Dança em Foco. Volume 1. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2006.
VIEIRA, J. L. O visionário cinema de fluxo de Maya Deren. In: BONITO, E.; BRUM, L.; CALDAS, P.; LEVY, R. (Orgs). Ensaios Contemporâneos de Videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora e Consultoria Ltda, 2012.
XAVIER, I. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carolina Natal Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.