O retorno de Khulekani Khumalo, cativo de zumbis: impostura, lei, e paradoxos da noção de pessoa na África do Sul pós-colonial

Autores

  • John Comaroff Universidade de Harvard e Universidade de Cape Tow
  • Jean Comaroff Universidade de Harvard e Universidade de Cape Tow

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.90737

Palavras-chave:

pós-colonialismo, pessoa, identidade, falso duplo

Resumo

O que poderiam impostores nos dizer sobre a noção de pessoa em tempos “pós-coloniais”? O que a impostura nos diz sobre os meios de produzir individualidade, identidade, viabilidade social? Se a figura do falso duplo há tempos assombra noções ocidentais de pessoa, em tempos de Modernidade tardia imposturas de diversos tipos se tornam cada vez mais intrigantes. Na África do Sul pós- apartheid, onde sequestro de identidade, plágio, falsificação, ou mesmo crimes falsos acontecem cotidianamente, a impostura é especialmente comum. Discutindo um célebre caso nacional – o alegado “retorno” de um famoso músico Zulu que havia morrido três anos antes – esse artigo explora o que tais atos de impostura podem nos dizer sobre autoconstrução pós-colonial, sobre a noção de pessoa sob condições sociais contemporâneas, e sobre as dificuldades criadas por tudo isso para a Lei, a evidência, e o sentido de reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Comaroff, Universidade de Harvard e Universidade de Cape Tow

Professor de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade de Harvard e da Universidade de Cape Town. Afiliado também à American Bar Foundation.

Jean Comaroff, Universidade de Harvard e Universidade de Cape Tow

Professor de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade de Harvard e da Universidade de Cape Town

Referências

BRECKENRIDGE, K. “The Biometric State: The promise and perils of digital government in the New South Africa”. Journal of Southern African Studies, Londres, v. 31, n. 2, abr.-jul. 2005.

CHATTERJEE, P. A Princely Imposter?: the Kumar of Bhawal and the secret history of indian nationalism. Princeton: Princeton University Press, 2002.

COMAROFF, J. and COMAROFF, J. L. "Alien-Nation: Zombies, immigrants, and millennial capitalism”. CODESRIA Bulletin. Dakar, n. 3/4, 1999. (Também publicado em: The South Atlantic Quarterly, ed. especial, Saurabh Dube (ed.), Enduring Enchantments, Durham&Londres, v. 101, n. 4, Outono 2002.)

_______. “Law and Disorder in the Postcolony: An Introduction”. In: Law and Disorder in the Postcolony. (ed.) Comaroff, J. e Comaroff, J. L. Chicago: University of Chicago Press, 2006.

COPLAN, D. “Sounds of the ‘Third Way’: Identity and the African renaissance in contemporary South African popular traditional music”. Black Music Research Journal, Chicago, v. 21, n. 1, mar.-mai. 2001.

DAVIS, N. Z. The Return of Martin Guerre. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1983.

______. “On the Lame”. American Historical Review, Washington, v. 93, n. 3, 1988.

DE VIENNE, P. Le Philosophe de Court. Lyon: Jean de Tournes, 1547.

DUMAS, A. The Two Dianas. Boston: Estes & Lauriat, 1896. [Primeira edição francesa, 1846.]

FIELDS, K. E. Revival and Rebellion in Colonial Central Africa. Princeton: Princeton University Press, 1985.

GALGUT, D. The Impostor. Johannesburg: Penguin Books, 2008.

GRAEBER, D. “The Sword, the Sponge, and the Paradox of Performativity: Some observations on fate, luck, financial chicanery, and the limits of human knowledge”. Social Analysis, Biggleswade, v. 56, n. 1, mar.-mai. 2012.

GREENBLATT, S. Renaissance Self-Fashioning: From More to Shakespeare. Chicago, University of Chicago Press, 2005.

OLSEN, K. Musical Characterizations of Transformation: an exploration of social and political trajectories in contemporary maskanda. Tese (Doutorado) – Universidade de KwaZulu-Natal, Durban, 2009.

PIOT, C. Nostalgia for the Future: West Africa after the cold war. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

POSNER, R. The Little Book of Plagiarism. New York: Pantheon Books, 1980. SCHWARTZ, H. The Culture of the Copy: striking likenesses, unreasonable facsimiles. Cambridge, MA: MIT Press, 1996.

VLADISLAVIC, I. The Exploded View. Johannesburg: Random House, 2004.

WHITE, H. “Ritual Haunts: The timing of estrangement in a post-apartheid countryside”. In: Producing African Futures: ritual and reproduction in a neoliberal age. (ed.) Brad Weiss. Leiden and Boston: Brill, 2004.

______. “Spirit and Society: In defence of a critical anthropology of religious life”. Anthropology Southern Africa, Grahamstown, v. 36, n. 3-4, ago.-dez. 2013.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Comaroff, J., & Comaroff, J. (2014). O retorno de Khulekani Khumalo, cativo de zumbis: impostura, lei, e paradoxos da noção de pessoa na África do Sul pós-colonial. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 186-211. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.90737

Edição

Seção

Artigos