Resistência política e ficção cinematográfica: Argentina 1976-1989.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.98294Palavras-chave:
ditadura, ficções, alegoria, metáfora, resistênciaResumo
O artigo tem dois objetivos centrais. Um deles é discernir as características textuais e semânticas do conjunto de filmes alegórico-metafóricos realizados na Argentina na época da última ditadura militar e na etapa inicial da pós-ditadura. Em segunda instância, propõe-se a analisar dois filmes emblemáticos dessa tendência dedicados a tematizar e representar de forma crítica e reflexiva as figuras das vítimas e dos algozes: Últimos días de la víctima (Últimos dias da vítima, 1982), de Adolfo Aristarain, e Hay unos tipos abajo (Existem alguns caras para baixo, 1985), de Rafael Filipelli e Emilio Alfaro.Downloads
Referências
ANGENOT, Marc. La parole pamphlétaire: Typologie des discours modernes. París: Payot, 1982.
AVELLANEDA, Andrés. “Prólogo”. En AA.VV., Ficción y política: La narrativa argentina durante el proceso militar. Buenos Aires: EUDEBA, 2014.
CAMPO, Javier. “Las matrices revolucionaria y humanitaria en el cine documental político argentino (1968-1989)”, El ojo que piensa, año 5, número 9, en.-jun. 2014.
LAKOFF, George y JOHNSON, Mark. Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra, 1995.
LUSNICH Ana Laura. “Opacidad, metáfora, alegoría: nuevas estrategias discursivas y marcas de la ideología imperante en el cine ficcional del período 1976-1983”. En LUSNICH, Ana Laura y PIEDRAS, Pablo (Editores). Una historia del cine político y social en Argentina. Formas, estilos y registros, Vol. II. Buenos Aires: Nueva Librería, 2011.
MASIELLO Fernando. “La Argentina durante el proceso: Las múltiples resistencias de la cultura”. En AA.VV. Ficción y política. La narrativa argentina durante el proceso militar. Buenos Aires: EUDEBA, 2014.
SAURA, Jorge. (Compilador). Actores y actuación, Vol. II. Antología de textos sobre la interpretación. Madrid: Fundamentos, 2007.
S/F. “Emilio Alfaro y Rafael Filipelli en busca del lenguaje fílmico no habitual”, La Nación, 18 de agosto de 1985.
VISCONTI, Marcela. “Lo pensable de una época. Sobre La historia oficial de Luis Puenzo”, Aletheia, volumen 4, número 8, ab. 2014.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Editora Brasiliense, 1977.
XAVIER, Ismail. “Historical Allegories”. En MILLER, Toby y STAM, Robert (Editores). A companion to film theory. Oxford: Blackwell, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ana Laura Lusnich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.