Os visual studies e uma proposta de análise para a as (tele)visualidades

Autores

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99767

Palavras-chave:

análise televisual, televisualidade, visual studies

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de análise de produtos televisuais que opera na não disjunção das dimensões formais e culturais deste meio. Tal empreendimento implica levar em conta a complexidade da televisão, seu reconhecido valor cultural e a especificidade de seus produtos. Para tanto, tomamos como noção teórico-metodológica central o conceito de visualidade tal como apresentado pela perspectiva dos visual studies.

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Biografia do Autor

  • Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
     Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais onde realizou seu estágio pós-doutoral (2005). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e graduada em Sociologia por esta mesma instituição (1997). Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católicas de Minas Gerais (1994). É bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (Fapemig - PPMVII) e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT) do PPGCOM/UFMG.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os visual studies e uma proposta de análise para a as (tele)visualidades. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 179-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99767