Narrativas e fronteiras em duas jornadas latino-americanas

Autores

  • Alexandre Silva Guerreiro Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103026

Palavras-chave:

narrativa, fronteira, jornada do herói, narconarrativas

Resumo

A transposição da fronteira entre México e EUA ocupa um lugar comum nos filmes baseados em jornadas de heróis latinos em busca de uma vida melhor. A partir dos limites da representação dessa jornada, propomos uma discussão, com ênfase na análise fílmica, de duas obras latino-americanas, a saber, Maria Full of Grace e La Jaula de Oro, como exemplares da travessia obrigatória almejada pelos seus protagonistas.  Interessa-nos observar o modo como a narcofronteira é apresentada nesses dois filmes, bem como de que maneira a narrativa se constrói em torno dessa fronteira e a forma como uma certa repetição inscreve a transposição da fronteira como elemento fundamental às narconarrativas de fronteiras latino-americanas.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Silva Guerreiro, Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

    Doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense.  Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2007).  Bacharel em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Flumiense e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há 16 anos.  Produtor cultural e cineasta.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

Narrativas e fronteiras em duas jornadas latino-americanas. (2015). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 42(44), 254-270. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103026