A singularidade de “Vereda tropical” sob um olhar bakhtiniano

Autores

  • Alexandre Silva Guerreiro Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.146480

Palavras-chave:

carnavalização, grotesco, Bakhtin, Vereda Tropical

Resumo

Este artigo busca compreender o alcance e interdependência dos conceitos de carnavalização e de grotesco, desenvolvidos por Mikhail Bakhtin, tendo como objeto de análise “Vereda tropical”, de Joaquim Pedro de Andrade, uma das obras mais ousadas do cinema brasileiro. Ao criar o conceito de cosmovisão carnavalesca, Bakhtin possibilitou um novo olhar sobre a obra de arte. Somada ao grotesco realista, a carnavalização possibilita novas chaves para o visionamento de um filme. No caso de “Vereda tropical”, a atualidade e vanguardismo atestam sua importância quando confrontados à cena contemporânea do cinema brasileiro, a partir do imbricamento dos conceitos backhtinianos aqui abordados.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Silva Guerreiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFF. Bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Cinema pela UFF. Atualmente é Professor Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisa de pósdoutorado sobre Educação, Cinema e Violência no PPGE/UFRJ.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

A singularidade de “Vereda tropical” sob um olhar bakhtiniano. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.146480