Escuridão, resistência e silêncio em Le silence de la mer, de Jean-Pierre Melville

Autores

  • Waldemar Dalenogare Neto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149108

Palavras-chave:

análise fílmica, cinema francês, resistência

Resumo

Este artigo busca desenvolver reflexões acerca do filme Le silence de la mer, dirigido por Jean-Pierre Melville e lançado em 1949. Propõe-se uma articulação entre a estética, representada pela escuridão, a narrativa, desenvolta no silêncio, e a resistência francesa na Segunda Guerra Mundial, pela história adaptada da obra homônima de Jean Bruller, para analisar como o diretor quebra com um padrão fílmico que havia entrado em vigor no período pós-guerra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Waldemar Dalenogare Neto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve pesquisas sobre a relação entre política e cinema. Diretor do Centro de Estudos do Cinema Soviético (Cinesov) e membro da Academia Brasileira de Cinema.

Referências

BAZIN, A. What is cinema? Berkeley: University of California Press, 2005.
BAZIN, A. Bazin at work: major essays and reviews from the forties and fifties. London: Routledge, 2014.
BEJA, M. Film & literature. Harlow: Longman, 1979.
BLUESTONE, G. Novels into film. Berkeley: University of California Press, 1968.
BOISDEFFRE, P. Une histoire vivante de la littérature. Paris: LLC, 1959.
BOWLES, B. “Résistance oblige?” French Politics, Culture & Society, Oxford, v. 32, n. 1, p. 68-100, 2014.
BRODY, R. Everything is cinema: the working life of Jean-Luc Godard. New York: Henry Holt and Company, 2008.
COSTANZO, L. Literature into film: theory and practical approaches. Jefferson: McFarland, 2014.
GIRAUD, A. C. B. “Le silence de la mer” traduzido do texto para as telas: a representação da Ocupação e da Resistência. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2009.
HEWITT, L. Remembering the Occupation in French film: national identity in postwar Europe. New York: Springer, 2008.
LE SILENCE de la mer. Cinémathèque française, Paris, .9 nov. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Vm3zoP. Acesso em: 24 abr. 2019.
PALMER, T. Tales of the underworld: Jean-Pierre Melville and the 1950s French cinema. Madison: University of Wisconsin Madison Press, 2003.
PALMER, T. “An amateur of quality: postwar French cinema and Jean-Pierre Melville’s Le silence de la mer”. Journal of Film and Video, Champaign, v. 59, n. 4, p. 3-19, 2007.
ROUSSO, H. The Vichy syndrome: history and memory in France since 1944. Harvard: Harvard University Press, 1994.
SARTRE, J. P. “La République du silence”. In: SARTRE, J. P. Situations III. Paris: Gallimard, 1949.
VERCORS. Le silence de la mer. Paris: Albin Michel, 1951.
VINCENDEAU, G. Jean-Pierre Melville: an American in Paris. London: British Film Institute, 2003.

Referências audiovisuais
LE SILENCE de la mer. Jean-Pierre Melville, França, 1949.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Escuridão, resistência e silêncio em Le silence de la mer, de Jean-Pierre Melville. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149108