Vídeo amador, impacto público e novos regimes de visibilidade

o acontecimento de Favela Naval (1997)

Autores

  • Felipe da Silva Polydoro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.151861

Palavras-chave:

vídeos amadores, telejornalismo, jornalismo participativo, história do audiovisual brasileiro

Resumo

Em sua edição de 31 de março de 1997, o Jornal Nacional (Rede Globo) veiculou uma série de reportagens sobre práticas violentas de policiais militares contra moradores da Favela Naval, em Diadema (SP). De grande repercussão, o escândalo desencadeou consequências políticas e institucionais diretas. Argumentamos aqui que um dos amplificadores do impacto foi o modo como a denúncia ganhou visibilidade: por meio de uma filmagem amadora. Trazemos elementos que permitem articular, de um lado, as especificidades estéticas, narrativas e discursivas das reportagens produzidas a partir do vídeo amador e, de outro, o contexto social, político e institucional em que eclode o acontecimento da Favela Naval.

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Biografia do Autor

  • Felipe da Silva Polydoro, Universidade de Brasília

    Professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa em nível de pós-doutorado junto ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestre em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde também se graduou em jornalismo. Dedica-se a pesquisas centradas em comunicação e cultura audiovisual, com enfoque em temas como: estética, linguagem e discurso em objetos audiovisuais contemporâneos; política das imagens no ciberespaço; novas configurações da comunicação e do jornalismo decorrentes do fenômeno da enunciação de cidadãos (produção amadora, jornalismo colaborativo, lógica participativa nas mídias); novos realismos, crítica do documento e os regimes de verdade na cultura visual contemporânea; a construção do acontecimento nas mídias; especificidades da linguagem e das narrativas das mídias digitais.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Vídeo amador, impacto público e novos regimes de visibilidade: o acontecimento de Favela Naval (1997). (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(53), 184-201. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.151861