História em horário nobre: memória e etnicidade em Roots e Holocaust

Autores

  • Edson Pedro da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.171607

Palavras-chave:

Raízes, Holocausto, Minisséries históricas, Etnicidade

Resumo

A presença de temas históricos complexos na ficção seriada dos Estados Unidos da década de 1970 procurou imprimir ao meio televisivo um desejado padrão de qualidade, contribuindo também para sedimentar determinadas memórias históricas em narrativas sobre grupos étnicos que compõem a formação social do país. Roots (Raízes, 1977) e Holocaust (Holocausto, 1978), produções exemplares do período, destacaram-se por seu pioneirismo e por provocar o debate público de temas históricos traumáticos. Este artigo busca analisar aspectos da produção e as estratégias narrativas destes dois produtos audiovisuais, explicitando, em cada uma das obras, certos limites e possibilidades da representação histórica televisiva na complexa relação entre a História e os discursos de memória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Pedro da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharel (2010), licenciado (2011), mestre (2014) e doutorando em História pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia pela mesma universidade (2000). Tem experiência na área de História, Jornalismo, Ciência da Informação e Meios e de Processos Audiovisuais.

Referências

ANDERSON, S. “History TV and Popular Memory”. In: EDGERTON G. R.; COLLINS, P. C. (org.). Television Histories: Shaping Collective Memory in the Media Age. Lexington: Kentucky University Press, 2001. p. 19-36.

ANGELOU, M. “Haley Show Us the Truth of Our Conjoined Histories”. The New York Times, New York, 23 jan. 1977, p. B27.

CHATELAIN, E. “The roots of African American Labor Struggles: Reading Roots and Backstairs at the White House in a 1970s Storytelling Tradition”. In: BALL, E.; JACKSON, K. C. Reconsidering Roots: Race, Politics and Memory. Athens: The University of Georgia Press, 2017. p. 97-112.

CORBOULD, C. “Roots, the Legacy of Slavery and Civil Rights Backlash in 1970s America”. In: BALL, E; JACKSON, K. C. Reconsidering Roots: Race, Politics and Memory. Athens: The University of Georgia Press, 2017. p. 25-45.

CREEBER, G. “Taking Our Personal Lives Seriously: Intimacy, Continuity and Memory in the Television Drama Serial”. Media, Culture & Society, Thousand Oaks, v. 23, n. 34, p. 439-455, 2001.

DELMONT, M. Making Roots: A Nation Captivated. Oakland: University of California Press, 2016.

DONESON, J. E. The Holocaust in American film. Syracuse: Syracuse University Press, 2002.

ELSAESSER, T. “Subject Positions, Speaking Positions: From Holocaust, Our Hitler and Heimat to Shoah and Schindler’s List”. In: SOBCHACK, V. (org.). The persistence of History: Cinema, Television and the Modern Event. New York: Routledge, 1996. p. 145-183.

FEINGOLD. H. “Four Days in April: A Review of NBC’s Dramatization of the Holocaust”. Shoah: A Review of Holocaust Studies and Commemorations, Elizabeth, v. 1, n. 1, p. 15-16, 1978.

FISHBEIN, L. “Roots: Docudrama and the Interpretation of History”. In: ROSENTHAL, A. (org.). Why Docudrama? Fact-Fiction on Film and TV. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1999. p. 271-295.

HALEY, A. Negras raízes: a saga de uma família. São Paulo: Record, 1976.

HOLLOWAY, J. S. Jim Crow Wisdom: Memory and Identity in Black America Since 1940. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2013.

HUYSSEN, A. “The Politics of Identification: ‘Holocaust’ and West German Drama”. New German Critique, Durham, v. 2, n. 19, p. 117-136, 1980.

JACOBSON, M. F. Roots Too: White Ethnic Revival in Post-Civil Rights America. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2009.

KANSTEINER, W. “Sold Globally – Remembered Locally: Holocaust Cinema and the Construction of Collective Identities in Europe and the US”. In: BERGER, S. et al. (org.). Narrating the Nation: Representations in History, Media and the Arts. New York: Berhan Books, 2008. p. 153-180.

KORNIS, M. A. Cinema, Televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LAMBERT, R. “The conservative dispositions of Roots”. Transition, Cambridge, MA, n. 122, p. 98-112, 2017.

LANDSBERG, A. Prosthetic Memory: The Transformation of American Remembrance in the Age of Mass Culture. New York: Columbia University Press, 2004.

LANZMANN, C. “From the Holocaust to ‘Holocaust’”. In: LIEMAN, S. (ed.). Claude Lanzmann’s Shoah: Key Essays. Oxford: Oxford University Press, 2007. p. 27-36.

MEGILL, A. Historical Knowledge, Historical Error. Chicago: Chicago University Press, 2007.

NAPOLITANO, M. “A história depois do papel”. In: NAPOLITANO, M. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 235-287.

NEUSNER. J. Strangers at Home: “The Holocaust”, Zionism and American Judaism. Chicago: University of Chicago Press, 1981.

NOVICK, P. The Holocaust and Collective Memory. London: Bloomsbury, 2000.

PROKOP, D. “Signos de felicidade e destruição. Holocausto: a estrutura de um produto internacionalizado de comunicação”. In: MARCONDES FILHO, C. (org). Dieter Prokop. São Paulo: Ática, 1986. p. 71-82.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

RYMSZA-PAWŁOWSKA, M. J. “Broadcasting the Past: History Television, ‘Nostalgia Culture’, and the Emergence of the Miniseries in the 1970s United States”. Journal of Popular Film and Television, Abingdon, v. 42, n. 2, p. 81-90, 2014.

SHANDLER, J. While America Watches: televising the Holocaust. New York: Oxford University Press, 1999.

SILVA, E. P. The big event: história, memória e identidade na minissérie “Holocausto”. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SORLIN, P. “Televisão: outra inteligência do passado”. In: FEIGELSON, K.; FRESSATO, S. B.; NÓVOA, J. (org.). Cinematográfico: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Editora da Unesp, 2009. p. 41-59.

STOWE, H. B. A cabana do Pai Tomás. Barueri: Amarilys, 2016.

WIESEL, E. “Trivializing the Holocaust: semi-fact and semi-fiction”. The New York Times, New York, 16 abr. 1978. p. 1-29

WILLIAMS, L. Playing the Race Card: Melodramas of Black and White from Uncle Tom to O. J. Simpson. Princeton: Princeton University Press, 2001.

XAVIER, I. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

YOUNG, J. E. “America’s Holocaust: Memory and the Politics of Identity”. In: FLANZBAUM, H. (org.). The Americanization of the Holocaust. Baltimore: John Hopkins, 1999. p. 68-82.

Referências audiovisuais

GENTLEMAN’S AGREEMENT (A Luz é para Todos). Elia Kazan, Estados Unidos da América, 1947.

GONE with the Wind (… E o Vento Levou). Victor Fleming, Estados Unidos da América, 1940.

HOLOCAUST (Holocausto). Criação: Gerald Green, Estados Unidos da América, 1978.

ROOTS (Raízes). Criação: Alex Haley, Estados Unidos da América, 1977.

SHOAH. Claude Lenzmann, França, 1985.

THE Birth of a Nation (O Nascimento de uma Nação). D. W. Griffith, Estados Unidos da América, 1915.

THE Great Ditactor (O Grande Ditador). Charles Chaplin, Estados Unidos da América, 1940.

THE House of Rothschild (A Casa dos Rothschild). Alfred L. Werker, Estados Unidos da América, 1934.

UNCLE Tom’s cabin, or, Slavery days. Edwin S. Porter, Estados Unidos da América, 1903.

Downloads

Publicado

2021-07-18

Como Citar

História em horário nobre: memória e etnicidade em Roots e Holocaust. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 173-191. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.171607