Flashsideways: a evolução da montagem paralela em Smoking/No Smoking

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174950

Palavras-chave:

Cinema, Montagem paralela, Alain Resnais, Smoking/No smoking

Resumo

O foco deste ensaio é elaborar um resgate histórico a fim de encontrar chaves interpretativas para a montagem cinematográfica, levando em conta a influência das estruturas hipermidiáticas. A partir dos filmes dípticos Smoking/No smoking (1993), de Alain Resnais, a análise traz referências históricas que ajudam a compreender como a montagem paralela chegou ao grau de complexidade da obra de Resnais, graças ao recurso do flashsideways. Para tanto, além de uma revisão desses conceitos, cabe compará-la à montagem dos filmes Intolerance: love's struggle throughout the ages (Intolerância, 1916), de D. W. Griffith, e Citizen Kane (Cidadão Kane, 1941), de Orson Welles.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Pereira de Souza, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Comunicação pelo PPGCOM / UAM - Universidade Anhembi Morumbi, sem filiação. E-mail: fabian59@gmail.com

  • Lívia Silva de Souza, Centro Universitário Belas Artes

    Doutora em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM / USP - Universidade de São Paulo. Docente no Centro de Artes da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Flashsideways: a evolução da montagem paralela em Smoking/No Smoking. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 174950. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174950