La mujer sin cabeza: fluxos estéticos e políticos no cinema argentino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178321

Palavras-chave:

Cinema de fluxo, Nuevo Cine Argentino, Lucrecia Martel, La mujer sin cabeza

Resumo

O artigo, situado no campo dos estudos contemporâneos de cinema, problematiza questões relativas ao cinema de fluxo tomado da forma como se apresenta no filme La mujer sin cabeza (2008), de Lucrecia Martel. Para tanto, discute e analisa na obra as estratégias adotadas para a colocação em quadro do contexto sociopolítico da Argentina neoliberal pós-ditaduras, verifica os efeitos de sentido produzidos por meio das homologações entre o plano do conteúdo fílmico e o plano da expressão cinematográfica, e trata das consequentes articulações estéticas e estésicas. Considerando o cinema como privilegiado campo do sintoma da sociedade em que se se encontra cronotopicamente inserido, conclui-se que o filme em tela, ao focalizar as miudezas do cotidiano e suas modulações sensíveis, sinaliza a emergência de um suposto Nuevo Cine Argentino – que tanto viabiliza a detecção de angústias e asfixias sociais, quanto oportuniza, potencialmente, revisões de paradigmas e conceitos pré-estabelecidos.

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Biografia do Autor

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Tem pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); vice-líder do Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” (Grudes, PPGCom-UTP/CNPq).

  • Natália Lago Adams, Universidade Lusófona de Lisboa

    Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona de Lisboa. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (2020) da Universidade Tuiuti do Paraná, no qual foi bolsista da Capes e CNPq. Pesquisadora discente do Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais.

  • Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); pesquisadora associada ao Grudes (PPGCom-UTP/CNPq); bolsista Capes/Prosup;

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Publicado

2021-07-18

Como Citar

La mujer sin cabeza: fluxos estéticos e políticos no cinema argentino. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 192-206. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178321