Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film

Autores

  • Eduardo Victorio Morettin USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264

Palavras-chave:

Cinema e história, história do cinema brasileiro, Exposições Universais.

Resumo

O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Victorio Morettin, USP
    Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É um dos organizadores de História e cinema (2ª ed., SP, Alameda Editorial, 2011) e História e documentário (RJ, Ed. FGV, 2012). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

2012-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(37), 75-92. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264