Diasporismo e anonimidade migratória no cinema: London River

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira UNESPAR-UTP
  • Sandra Fisher Universidade Tuiuti

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.85127

Palavras-chave:

London River, cinema diaspórico, transculturalidade, narrativas migrantes

Resumo

O artigo discute o filme London River (Rachid Bouchareb, 2009) explorando as relações entre escolhas imagético-narrativas, identidades e lugares das personagens em trânsito, focalizando as dinâmicas interculturais entre as historicidades móveis e as culturas de recepção. Desenvolve a noção da experiência do deslocamento como condição sine qua non da construção dos itinerários culturais pela globalização circundante.

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Biografia do Autor

  • Rafael Tassi Teixeira, UNESPAR-UTP

    Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, identidades emergentes e a sociologia dos processos migratórios, destacando-se, recentemente, as construções das alteridades in between na cinematografia contemporânea. Desenvolve pesquisas, na atualidade, sobre a identidade e o tratamento sinedóquico das minorias no cinema ibero-americano.

  • Sandra Fisher, Universidade Tuiuti

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP).

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Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diasporismo e anonimidade migratória no cinema: London River. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 30-47. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.85127