Adesão e crítica ao cinema na dramaturgia de The glass menagerie

Autores

  • Fernanda Santos Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.167624

Palavras-chave:

The glass menagerie, Tennessee Williams, Intermidialidade, Teatro moderno, Cinema clássico

Resumo

O presente artigo analisa a dramaturgia da peça The glass menagerie (1944), de Tennessee Williams, tomando aspectos de aderência e crítica que o texto desenvolve em relação ao cinema clássico estadunidense dos anos 1930 e 1940. Por meio de uma abordagem intermidiática, advogarei a favor de uma “adesão-crítica” de The glass menagerie à linguagem e à cultura social do cinema do período, capaz de promover tensionamentos no caráter dramático do texto de Williams. O trabalho almeja um apontamento preliminar a respeito das trocas intermidiáticas entre os textos teatrais de Tennessee Williams e o cinema hollywoodiano.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo mesmo programa, com bolsa Fapesp. Seus temas de pesquisa envolvem relações entre gêneros, realismo e intermidialidade. Além de pesquisadora, é dramaturga e roteirista audiovisual.

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

Adesão e crítica ao cinema na dramaturgia de The glass menagerie. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 23-42. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.167624