O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De Cierta Manera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.168457

Palavras-chave:

Dialética, Feminismo, Cinema cubano, Sara Gómez

Resumo

Retomamos o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra em Cuba, De cierta manera (1974-1977), de Sara Gómez, apostando na dialética e na potência da separação (ficção, documentário) como condições de expressão de um cinema político engajado na transformação sócio-histórica e na produção de consciência crítica. Concebemos a dialética e a figura da limiaridade a partir de três pares fundamentais que se desmembram e se atravessam: ficção-documentário, que estrutura o mecanismo do filme; revolução-marginalização, fundante do argumento e assumido como temática central; e o par machismo-feminismo, que analisamos mais detidamente a partir da narrativa, do mise-en-scène e da montagem.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Mesquita, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006). Foi documentarista do Centro de Estudos da Metrópole, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cinema, com ênfase em Comunicação e Estética do Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais, cinema documentário e cinema brasileiro.

  • Roberta Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). É editora da revista Devires – Cinema e Humanidades (publicação da UFMG) e consultora acadêmica do Forumdoc (Festival do Filme Documentário e Etnográfico). Atualmente desenvolve a pesquisa “A escrita de si nas imagens: cinema, história e espetáculo” junto ao grupo Poéticas da Experiência.

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Publicado

2021-01-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De Cierta Manera. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(55), 17-35. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.168457