Interpretações sobre o Japão mediadas pelo reality show Ainori Love Van

Autores

  • Mayara Araujo Universidade Federal Fluminense
  • Krystal Urbano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.165175

Palavras-chave:

Reality shows, Imperialismo, Soft power, Taiwan, Japão

Resumo

O artigo discute a instrumentalização do soft power japonês através dos discursos veiculados sobre o Japão e seu relacionamento com os países vizinhos encontrados no reality show Ainori Love Van: Asian Journey (2017-2019), disponível na Netflix. Para tanto, damos enfoque ao caso de Taiwan, um dos destinos turísticos visitados pelos participantes da primeira temporada do referido programa. Os resultados da pesquisa apontam que o programa tenta desconstruir a memória negativa associada ao imperialismo japonês, iniciado no século XX, na medida em que reforça a ideia amplamente difundida de que o Japão é cool.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara Araujo, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Krystal Urbano, Universidade Federal Fluminense

    Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF).

Referências

ALBUQUERQUE, A.; CORTEZ, K. “Cultura pop e política na nova ordem global: lições do extremo oriente”. In: CARREIRO, R.; FERRARAZ, R.; SÁ, S. (org). Cultura Pop. Salvador, BA: Edufba, 2015. p. 247-267.

ANG, I. “The cultural intimacy of TV drama”. In: IWABUCHI, K (org.). Feeling asian modernities: transitional consumption of TV dramas. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2004. p. 303-310.

ANG, I.; ISAR, R. Y.; MAR, P. “Cultural diplomacy: beyond the national interest?”. International Journal of Cultural Policy, Abingdon, v. 21, n. 4, p. 365–381, 2015.

ARAUJO, M. “Além do animê: reality TV e o soft power japonês”. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 22, n. 2, p. 103-113, 2020.

ARAUJO, M.; OLIVEIRA, A. “Construindo o amanhã: o pop japonês como recurso de soft power para a imagem do Japão nas olimpíadas de 2021”. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, 2020. No prelo.

HUANG, S. “Nation-Branding and transnational consumption: Japan-mania and the Korean Wave in Taiwan”. Media, Culture & Society, v. 33, n. 1, 2011.

HUNG, H. “A ascensão da China, a Ásia e o Sul global”. Revista de economia contemporânea, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, 2018. p. 1-26.

HUFFMAN, J. Japan and Imperialism (1853-1945). Michigan: Association for Asian Studies Publisher, 2010.

ISHII, K.; SU, H.; WATANABE, S. “Japanese and US programs in Taiwan: new patterns in taiwanese television”. Journal of Broadcasting & Electronic Media, London, v. 43, n. 3, 1999. p. 416-431.

IWABUCHI, K. Recentering globalization. North Carolina: Duke University Press, 2002.

IWABUCHI, K. “Cultural globalization and asian media connections”. In: Feeling Asian Modernities. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2004. p. 1-22.

IWABUCHI, K. “Pop-culture diplomacy in Japan: soft-power, nation branding and the question of ‘international cultural exchange’”. International Journal of Cultural Policy, Abingdon, v. 21, n. 4, p. 419-432, 2015.

JOO, J. “Transnationalization of korean popular culture and the rise of “pop nationalism” in Korea”. The Journal of Popular Culture, Hoboken, v. 44, n. 3, 2011. p. 489-504.

MATSUDA, H. “Japanese “new imperial history” in comparative perspective the cases of okinawan and taiwanese migrations”. Journal of History for the Public, Viena, v. 13, 2016.

MILLER, L. “Taking girls seriously in ‘cool Japan’ ideology”. In: HEINE, S. (ed.). Japan studies review. Florida: Florida International University, p. 97-106, 2011.

NYE, J. Soft power: the means to success in world politics. New York: Public Affairs, 2005.

ORTIZ, R. O próximo e o distante: Japão e modernidade-mundo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

OTMAZGIN, N. “Popular culture and regionalization in east and southeast Asia”. In: OTMAZGIN, N.; BEN-ARI, E. (org.). Popular Culture Co-Productions and Collaborations in East and Southeast Asia, 2007. Kyoto: NUS Press, p. 499-523.

OTMAZGIN, N. “Geopolitics and soft power: Japan’s cultural policy and cultural diplomacy in Asia”. Asia-Pacific Review, Abingdon, v. 19, n. 1, 2012. p. 37-61.

STRAUBHAAR, J. “Beyond media imperialism: asymmetrical interdependence and cultural proximity”. Critical Studies in Mass Communication, Abingdon, v. 8, n. 1, 1991. p. 39-59.

SUZUKI, K. The State and racialization: the case of koreans in Japan. San Diego: The Center for Comparative Immigration Studies (CCIS): University of California, 2003.

YAMATO, E. “Construction of discursive fandom and structural fandom through anime comics and game fan conventions in Malaysia”. European Journal of Cultural Studies, Newbury park, v. 21, n. 4, 2016. p. 1-17.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interpretações sobre o Japão mediadas pelo reality show Ainori Love Van. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(55), 273-293. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.165175