A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade

Autores

  • Rebeca Torrezani Martins Hippertt Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183770

Palavras-chave:

Visual Music, Percepção, Multiestímulo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar relações, distanciamentos e aproximações entre conceitos trabalhados no ensaio “Sobre alguns temas em Baudelaire”, de Walter Benjamin, e a produção fílmica da Visual Music. Busca-se, pois, deste cotejo, destrinchar o tema da transformação da percepção na modernidade, bem como do efeito de choque, à luz do cinema da Visual Music, com destaque especialmente à produção artística de Oskar Fischinger e John Whitney. Tais expressões fílmicas serão usadas aqui como lentes, mediante as quais é possível ver e analisar, a partir de um diálogo com Benjamin – entre o que se ilumina e se obscurece – aspectos da experiência na modernidade e seus impactos na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Rebeca Torrezani Martins Hippertt, Universidade Federal de São Paulo

    Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – apoio Capes. Mestra em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 183770. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183770