Mediações entre o cinema e a dança: Territórios em questão

Autores

  • Carolina Natal Duarte Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.89282

Palavras-chave:

Cinema, Corpo, Dança

Resumo

Esse texto pretende abordar e evidenciar as múltiplas formas de se pensar o diálogo entre o cinema e a dança, através do corpo e do movimento. Assim, compôs-se um panorama com algumas obras do cinema, que podem ser vistas aliadas à perspectiva da dança e vice-versa, ou diferentes expressões que foram revisitadas e se transformaram em estéticas audiovisuais, compondo espaços de experimentos artísticos-poéticos do cinema- (e da) dança.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Natal Duarte, Unicamp

    Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança Unicamp.

    Doutora e Mestra em Multimeios Unicamp com estágio Doutoral de um ano na Paris VIII.

    Cinema e Dança

Referências

ABADIE, D. L ́art de ne pas faire de l ́art. In: Calder, les années parisiennes, 1926- 1933. Éditions du Centre Pompidou: Paris, 2009.

ALONSO, R. Videoarte e videodança em uma (in)certa América Latina. In: BRUM, L.; CALDAS, P. (org). Dança em Foco. v.2: Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. CALDAS, P. Poéticas do movimento: interfaces. In: BONITO, E.; CALDAS P.; LEVY R.(Orgs). A dança na tela. Dança em Foco. v. 4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria /Oi Futuro, 2009.

DE MICHELI, M. As vanguardas artísticas. Tradução Pier Luigi Cabra. 3. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Tradução Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DUBOIS, P. Recherches sur Chris Marker. Sous la direction de Philippe Dubois. Théorème 6. Revue de l ́Institut de Recherche sur le Cinéma et l ́Audiovisuel IRCAV, Université Paris 3: Presses Sorbonne Nouvelle, 2006.

GRAPPIN-SCHMITT, S. Nos Archives Physiologiques. In: BOUQUET, S. Danse/Cinéma. Paris: Capricci e Centre National de la Danse (CND), 2012.

GODARD, H. Le geste et sa perception. In: GINOT, I; MICHEL, M. La danse au XXe siècle: Larousse, 2008.

GOLDBERG, I. La sculpture en mouvement. Entretien avec Brigitte Léal, commissaire de l ́exposition. In: Calder, les années parisiennes, 1926-1933. Éditions du Centre Pompidou: Paris, 2009.

GUIDO, L. Rhythmic Bodies/Movies: Dance as Attraction in Early Film Culture. In: STRAUVEN, W. The cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press: Amsterdam, 2006.

LÉGER, F. Fonctions de la peinture. Paris: Éditions Gallimard, 2004.

MELLO, C. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012. ROSENBERG, D. Observações sobre dança para a câmera e um manifesto. In: BONITO, E.; BRUM, L.; CALDAS, C.; LEVY, R. (Orgs). Ensaios Contemporâneos de Videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora e Consultoria Ltda, 2012.

SANTANA, I. Esqueçam as fronteiras! Videodança: ponto de convergência da dança na cultura digital. In: BRUM, L.; CALDAS, P. (Orgs). Dança e Tecnologia. Dança em Foco. Volume 1. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2006.

VIEIRA, J. L. O visionário cinema de fluxo de Maya Deren. In: BONITO, E.; BRUM, L.; CALDAS, P.; LEVY, R. (Orgs). Ensaios Contemporâneos de Videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora e Consultoria Ltda, 2012.

XAVIER, I. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediações entre o cinema e a dança: Territórios em questão. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 145-165. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.89282