Apresentação

Autores

  • Carla Maia Centro Universitário UNA
  • Danielle Crepaldi Carvalho Universidade de São Paulo
  • Eduardo Victorio Morettin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes http://orcid.org/0000-0002-1207-4969
  • Margarida Maria Adamatti Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Furtado Mendes Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Reinaldo Cardenuto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.171144

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Cinema e teatro, História do cinema

Resumo

Apresentação da edição 54

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Maia, Centro Universitário UNA

    Professora do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante da Associação Filmes de Quintal.

  • Danielle Crepaldi Carvalho, Universidade de São Paulo

    Concluiu pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fapesp. Integra o grupo de pesquisa CNPq “História e Audiovisual” e a comissão editorial da revista Significação. É coorganizadora de edições anotadas de seletas de contos de escritores brasileiros do final do século XIX e princípios do XX (Editora Lazuli, 2010, 2013 e 2016), de Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética e de Cinema: estética, política e dimensões da memória.

  • Eduardo Victorio Morettin, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Graduado em História (1988), mestre em Artes (1994) e doutor em Ciências da Comunicação (2001), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Atualmente é professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP, Alameda Editorial, 2013) e um dos organizadores de O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (São Paulo, Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (Porto Alegre, Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador, Edufba, 2013), História e Documentário (RJ, FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP, Alameda Editorial, 2011). Coordenou dossiês temáticos sobre cinema e história nos periódicos Ideas. Idées d'Amérique (com Ignacio Del Valle Dávila em 2016), Significação (2013), ArtCultura (2009) e História: questões & debates (2003). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/). Em 2010 foi professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée. É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. É editor, junto com Irene Machado, do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual. É membro do Conselho da Cinemateca Brasileira desde 2007. Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007), Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Links: http://bdpi.usp.br (search terms: eduardo morettin)

  • Margarida Maria Adamatti, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Capes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. Membro do conselho editorial da revista Significação. Integra o grupo de pesquisa CNPq “História e Audiovisual”, “Cinemídia: Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais” e “Cine&Arte”. Autora do livro Crítica de cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo “Opinião” e uma das organizadoras de Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética e de Cinema: estética, política e dimensões da memória.

  • Patrícia Furtado Mendes Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado-sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, com bolsa CNPq. É professora do curso de Comunicação Social – Cinema da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

  • Reinaldo Cardenuto, Universidade Federal Fluminense

    Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Além de artigos publicados em revistas científicas da área, é documentarista. Seu mais recente trabalho é Entre imagens (intervalos) (2016), premiado como melhor curta-metragem no VII Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Referências

BAZIN, A. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

VANNUCCI, A.; REIS, A.; BRAGA, C. “Os ensaiadores e as encenações”. In: FARIA, J. R.; GUINSBURG, J.; FARIA, J. R. (ed.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Edições Senac; Perspectiva, 2012. v. 1. p. 479 - 496.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Apresentação. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 12-22. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.171144