Da ilusão especular à performatividade das imagens

Autores

  • Cesar Baio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203

Palavras-chave:

Teoria da imagem, Imagem técnica, Fotografia, Materialidade, Pós-antropocentrismo

Resumo

Este ensaio retoma a linha central da crítica de Arlindo Machado à ontologia da fotografia com o objetivo de discutir o antropocentrismo que marca a teoria clássica e levantar hipóteses sobre outras maneiras de pensar a imagem técnica. Discute-se a divisão ontológica entre o mundo (Natureza), o humano (Homem) e a técnica como marca da ontologia clássica. Como consequência dessa crítica, elabora-se a hipótese de que o reconhecimento da materialidade dos processos de produção e circulação da imagem implicaria a emergência de ontologias múltiplas e heterogêneas da imagem. Segundo tal argumento, a imagem se torna a cristalização de um modo específico de compreender o mundo que o artista codifica em sua obra. Essa concepção conduz à potencialização do que se concebe como aspecto performativo da imagem na cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Cesar Baio, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor e pesquisador no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

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Referências audiovisuais

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

Da ilusão especular à performatividade das imagens. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 80-102. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203

Dados de financiamento