Corpo real e animado em Chris the Swiss

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190348

Palavras-chave:

Representação e memória, Documentário de animação, Estratégias sensíveis de representação

Resumo

Este artigo procura discutir os recursos narrativos usados na animação em uma narrativa fílmica baseada em histórias de testemunhos de guerras do século XX. É analisada a obra fílmica Chris the Swiss, da ilustradora e cineasta Anja Kofmel, estabelecendo como principal argumento a utilização de materiais animados para mobilizar e elaborar aspectos do passado traumático, característica que tem surgido com certa frequência no cinema-documentário contemporâneo. Para tanto, discute-se autores(as) mais recentes sobre documentário de animação junto à análise fílmica apresentando como principal enfoque o uso da animação ao definirem discursos sensíveis a própria natureza da imagem cinematográfica.

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Biografia do Autor

  • Rafael Tassi Teixeira, Universitat Autònoma de Barcelona

    Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR).

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Corpo real e animado em Chris the Swiss . (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(58), 190348. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190348