Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas

Autores

  • Solange Wajnman Unip

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439

Palavras-chave:

Minissérie histórica, materialidade, presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIP

Resumo

O artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo  - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas  da cultura digital

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Wajnman, Unip
    Mestrado em comunicação UNIP

Referências

BRAGA, José Luiz. Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi et al. (Orgs.) Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV Compós. Porto Alegre: Sulina, 2007.

CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo: Annablume; Fapesp; USCS, 2008.

DINIZ, Thais F. N; VIEIRA, André S. Intermidialidades e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012.

FURTADO, Beatriz. (2002). Imagens eletrônicas e paisagem urbana: intervenções espaço-temporais no mundo da vida cotidiana. Rio de Janeiro:Relume Dumará; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume, Dumará, 2002.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contratempo, 2001.

HUYSSEN, Andreas. (2000). Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

MENDES, João Maria. Introdução às intermedialidades. Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora,novembro de 2011, ISBN 978-972-9370-11-3. Disponível em:<http://www.repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/731/1/intermedialidades.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2013.

MÜLLER, Adalberto. Além da literatura, aquém do cinema? Considerações sobre a intermedialidade. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.

------------------------- O media turn alemão: introduções à teoria da mídia. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.

NASCIMENTO, Divino Lindria do. (2011, dezembro). Insanidade sobre os trilhos.Revista UFG, ano XIII, nº 11.Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/resenha_insanidade.pdf>. Acesso em : 25 de março de 2013.

WAJNMAN, Solange; TAVARES RODRIGUES, Mariana. (2012, maio/agosto). Construção material da midiatização. Famecos (online): mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 19, n. 2, PP.496-510, maio/ agosto, 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12326/8266Acesso em 15 de abril de 2013.

WAJNMAN, Solange. Paradoxos Pós-Modernos na Representação de Modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só Coração. Significação (UTP), v. 27, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas. (2014). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 104-123. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439