Foco e Escopo

A Revista Signos do Consumo, sediada no Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, surge a partir da iniciativa de parte do corpo docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, especializado nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, que acumula um histórico de mais 40 anos na produção de conhecimento nesta área da comunicação, sendo responsável também por boa parte da formação de pesquisadores mestres e doutores em atuação em várias Instituições de Ensino Superior em âmbito nacional, o que coloca a ECA/USP em um cenário de reconhecido mérito nacional e internacional, principalmente no contexto latino-americano.

A partir disso, entende-se que a publicação eletrônica em pauta, configura-se como uma resposta e uma proposta arrojada, encabeçada pela Escola de Comunicações e Artes, que considera a carência de periódicos especializados na área de propaganda e consumo. Dessa forma, a Revista Signos do Consumo da ECA/USP chega em um momento mais que oportuno. Seu lançamento tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação que tenham como objeto de investigação a publicidade, a Propaganda e os fenômenos do consumo.

Dessa maneira, na expectativa de ampliar sem preconceitos as reflexões e discussões de pesquisas sobre a comunicação midiática da publicidade, da propaganda, das relações públicas e dos estudos sobre efeitos do consumo nas culturas contemporâneas, a Revista Signos do Consumo busca abrir novos horizontes de diálogo entre os investigadores do Brasil e de outros países em suas edições semestrais.

Esta publicação, que conta com o apoio do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP e da Associação de Apoio a Arte e Comunicação (ARCO), pretende-se como um espaço de divulgação, que trata sobre os fenômenos midiáticos da publicidade e propaganda, relações públicas bem como suas conseqüências no consumo e na vida sociocultural contemporânea, em seu verdadeiro estatuto complexo e interdisciplinar, buscando trazer contribuições teórico-metodológicas a partir destes objetos, ao campo epistêmico híbrido das Ciências da Comunicação.

Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês

ISSN: 1984-5057

Processo de Avaliação pelos Pares

I. Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos enviados serão inicialmente apreciados pelo Conselho Editorial, que avalia a pertinência da submissão em relação ao escopo e às normas da revista. Em seguida, os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de dois pareceristas externos (Referees). 

II. Do trabalho dos membros do Conselho Técnico-Científico e dos Referees

Os professores e pesquisadores da Signos do Consumo, que compõem o seu Conselho Técnico-Científico, bem como o corpo de Referees exercerão essa atividade de forma voluntária, não remunerada, respeitando as normas para publicação da Revista. Os membros do Conselho Técnico-Científico e os Referees analisarão no máximo dois artigos por ano. 

A Revista Signos do Consumo conta com um grupo de Referees formados por professores doutores de várias outras universidades no Brasil e no exterior. Os artigos submetidos à avaliação serão encaminhados para dois avaliadores pertencentes ao Conselho Técnico-Científico e/ou aos Referees que terão até 30 dias para avaliar. Os Referees serão convidados pelo Comitê Editorial e deverão preencher uma ficha cadastral contendo informações sobre suas áreas de pesquisa e interesses. A ficha de avaliação será homologada pelo Comitê Editorial da Revista Signos do Consumo.

III. Processo de avaliação dos artigos

A Signos do Consumo realiza um processo de avaliação de todos os artigos recebidos (peer-review) para publicação. Ao chegarem, os artigos são salvos numa pasta com identificação numérica e, nesse momento, é feita uma cópia anônima. Esta cópia é que será enviada aos avaliadores. Caso sejam aprovados na pré-avaliação do comitê editorial, os artigos são encaminhados para dois avaliadores sem a identificação dos autores e instituições (double blind review). Nos casos de controvérsias entre as avaliações dos pareceristas, a decisão final é realizada pelo Conselho Editorial. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos. Em caso de aceite de trabalhos que necessitem de modificações pontuais, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, devendo o trabalho ser reformulado no prazo máximo de trinta dias. Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo for publicado. 

IV. Prazo de avaliação-publicação

O processo todo tem duração média de seis meses, variando conforme a quantidade de artigos enviados no período e a área em questão.

V. Taxa de rejeição

No ano de 2018, a taxa de rejeição de trabalhos foi de 28%.

Periodicidade

Semestral.

Publicações realizadas em 31 de janeiro e 31 de julho.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação

A revista Signos do Consumo integra as seguintes bases de indexadores e diretórios de referências nacionais e internacionais:

DOAJ - Directory of Open Access Journals 

LATINDEX – Sistema Regional de Informação Online para Revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas

Portal de Periódicos - CAPES – Ministério da Educação

 

Além de estar avaliada por sua qualidade de produção intelectual na seguinte plataforma:

Sistema Qualis - CAPES – Ministério da Educação