Foco e Escopo

A Revista Signos do Consumo, sediada no Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, surge a partir da iniciativa de parte do corpo docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, especializado nos estudos da publicidade e da propaganda, relações públicas e nos fenômenos do mercado e do consumo, que acumula um histórico de mais 40 anos na produção de conhecimento nesta área da comunicação, sendo responsável também por boa parte da formação de pesquisadores mestres e doutores em atuação em várias Instituições de Ensino Superior em âmbito nacional, o que coloca a ECA/USP em um cenário de reconhecido mérito nacional e internacional, principalmente no contexto latino-americano.

A partir disso, entende-se que a publicação eletrônica em pauta, configura-se como uma resposta e uma proposta arrojada, encabeçada pela Escola de Comunicações e Artes, que considera a carência de periódicos especializados na área de propaganda e consumo. Dessa forma, a Revista Signos do Consumo da ECA/USP chega em um momento mais que oportuno. Seu lançamento tem como missão criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos em rede, por meio de artigos científicos e resenhas de livros, para a comunidade científica nacional e internacional interassada em divulgar os resultados de suas pesquisas, ensaios e reflexões referentes aos estudos da área de Comunicação que tenham como objeto de investigação a publicidade, a Propaganda e os fenômenos do consumo.

Dessa maneira, na expectativa de ampliar sem preconceitos as reflexões e discussões de pesquisas sobre a comunicação midiática da publicidade, da propaganda, das relações públicas e dos estudos sobre efeitos do consumo nas culturas contemporâneas, a Revista Signos do Consumo busca abrir novos horizontes de diálogo entre os investigadores do Brasil e de outros países em suas edições semestrais.

Esta publicação, que conta com o apoio do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP e da Associação de Apoio a Arte e Comunicação (ARCO) e patrocínio dos cursos de especialização em Pesquisa de mercado em comunicação; Gestão de comunicação em marketing; Marketing político e propaganda eleitoral e Publicidade & Mercado: poéticas verbais e visuais, pretende-se como um espaço de divulgação, que trata sobre os fenômenos midiáticos da publicidade e propaganda, relações públicas bem como suas conseqüências no consumo e na vida sociocultural contemporânea, em seu verdadeiro estatuto complexo e interdisciplinar, buscando trazer contribuições teórico-metodológicas a partir destes objetos, ao campo epistêmico híbrido das Ciências da Comunicação.

Idiomas dos artigos para publicação: Português, Espanhol e Inglês

Processo de Avaliação pelos Pares

I. Apreciação pelo Conselho Editorial

Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de consultores ad hoc. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa dos seus artigos. Em caso de aceite de trabalhos que necessitem de modificações pontuais, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, devendo o trabalho ser reformulado no prazo máximo de trinta dias.

II. Do trabalho dos membros do Conselho Técnico-Científico e dos Referees

Os professores e pesquisadores da Revista Signos do Consumo, que compõem o seu Conselho Técnico-Científico, bem como o corpo de Referees exercerão essa atividade de forma voluntária, não remunerada, respeitando as normas para publicação da Revista. Os membros do Conselho Técnico-Científico e os Referees analisarão no máximo dois artigos por ano. Referees (avaliadores ad hoc convidados)

A Revista Signos do Consumo conta com um grupo de Referees formados por professores doutores da USP e de várias outras universidades no Brasil e no exterior. Os artigos submetidos à avaliação serão encaminhados para dois avaliadores pertencentes ao Conselho Técnico-Científico e/ou aos Referees que terão até 30 dias para avaliar. Os Referees serão convidados pelo Comitê Editorial e deverão preencher uma ficha cadastral contendo informações sobre suas áreas de pesquisa e interesses. A ficha de avaliação será homologada pelo Comitê Editorial da Revista Signos do Consumo.

III. Processo de avaliação dos artigos

A Signos do Consumo realiza um processo de avaliação de todos os artigos recebidos (peer-review) para publicação. Ao chegarem, os artigos são salvos numa pasta com identificação numérica e, nesse momento, é feita uma cópia anônima. Esta cópia é que será enviada aos avaliadores. Caso sejam aprovados na pré-avaliação do comitê editorial, os artigos são encaminhados para dois avaliadores sem a identificação dos autores e instituições (blind review). Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo for publicado.

IV. Prazo de avaliação-publicação

O processo todo tem duração média de seis meses, variando conforme a quantidade de artigos enviados no período e a área em questão.

V. Taxa de rejeição

No ano de 2017, a taxa de rejeição de trabalhos foi de 29%.

Periodicidade

Semestral.

Publicações realizadas em 31 de janeiro e 31 de julho.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação

A revista Signos do Consumo integra as seguintes bases de indexadores e diretórios de referências nacionais e internacionais:

DOAJ - Directory of Open Access Journals 

LATINDEX – Sistema Regional de Informação Online para Revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas

Portal de Periódicos - CAPES – Ministério da Educação

Univerciencia – Portal de Produção Ciêntifica em Ciências da Comunicação

 

Além de estar avaliada por sua qualidade de produção intelectual na seguinte plataforma:

Sistema Qualis - CAPES – Ministério da Educação