Análise semiodiscursiva em marketing: Um estudo sobre embalagens de leite Longa Vida

  • Edileide de Souza Bausen Ribeiro Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Quiroga Souki Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: consumo, semiótica, leite

Resumo

Este estudo analisou, por meio da semiótica, embalagens de leite Longa Vida e o discurso dos consumidores, com uma amostra de 128 embalagens e um grupo de foco com consumidores. Constatou-se uma sinergia entre símbolos das embalagens e significados atribuídos pelos consumidores, na qual símbolos configuram-se como metáforas e figuras humanas criam um vínculo entre produto, consumidor e suas necessidades. Os resultados vinculam o consumo de leite ao bem estar, qualidade, garantia de procedência e atendimento às necessidades.

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Biografia do Autor

Edileide de Souza Bausen Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade & Propaganda pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), especialista em Comunicação e Política pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008) e Mestre em Administração pela Universidade FUMEC (2011). Professora Assistente da Agência Experimental Conceito do curso de comunicação social do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2010).
Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
Graduado, mestre e doutor em Administração pela UFMG. Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Professor da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e da Coordenação do Curso de Certificação MBA. Email: preisufmg@gmail.com 3Graduado em Letras Português (1972), Mestre em Literatura Brasileira (1979) e Doutor em Letras - Literatura Comparada (1991), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto IV, aposentado, da Faculdade de Letras da UFMG, atualmente é Professor Adjunto III da Universidade FUMEC, nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica.
Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Letras Português (1972), Mestre em Literatura Brasileira (1979) e Doutor em Letras - Literatura Comparada (1991), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto IV, aposentado, da Faculdade de Letras da UFMG, atualmente é Professor Adjunto III da Universidade FUMEC, nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica.
Gustavo Quiroga Souki, Universidade Federal de Lavras
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é Professor do Curso de Mestrado em Administração e de Cursos de MBA do Centro Universitário UNA. Diretor da Data Consumer - Centro de Pesquisa Avançada. Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Agronegócios. É pesquisador e consultor de empresas.
Publicado
2014-12-09