Análise semiodiscursiva em marketing: Um estudo sobre embalagens de leite Longa Vida

Autores

  • Edileide de Souza Bausen Ribeiro Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Quiroga Souki Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v6i2p151-171

Palavras-chave:

consumo, semiótica, leite

Resumo

Este estudo analisou, por meio da semiótica, embalagens de leite Longa Vida e o discurso dos consumidores, com uma amostra de 128 embalagens e um grupo de foco com consumidores. Constatou-se uma sinergia entre símbolos das embalagens e significados atribuídos pelos consumidores, na qual símbolos configuram-se como metáforas e figuras humanas criam um vínculo entre produto, consumidor e suas necessidades. Os resultados vinculam o consumo de leite ao bem estar, qualidade, garantia de procedência e atendimento às necessidades.

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Biografia do Autor

  • Edileide de Souza Bausen Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
    Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade & Propaganda pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), especialista em Comunicação e Política pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008) e Mestre em Administração pela Universidade FUMEC (2011). Professora Assistente da Agência Experimental Conceito do curso de comunicação social do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2010).
  • Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
    Graduado, mestre e doutor em Administração pela UFMG. Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Professor da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e da Coordenação do Curso de Certificação MBA. Email: preisufmg@gmail.com 3Graduado em Letras Português (1972), Mestre em Literatura Brasileira (1979) e Doutor em Letras - Literatura Comparada (1991), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto IV, aposentado, da Faculdade de Letras da UFMG, atualmente é Professor Adjunto III da Universidade FUMEC, nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica.
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduado em Letras Português (1972), Mestre em Literatura Brasileira (1979) e Doutor em Letras - Literatura Comparada (1991), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto IV, aposentado, da Faculdade de Letras da UFMG, atualmente é Professor Adjunto III da Universidade FUMEC, nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica.
  • Gustavo Quiroga Souki, Universidade Federal de Lavras
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é Professor do Curso de Mestrado em Administração e de Cursos de MBA do Centro Universitário UNA. Diretor da Data Consumer - Centro de Pesquisa Avançada. Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Agronegócios. É pesquisador e consultor de empresas.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

Análise semiodiscursiva em marketing: Um estudo sobre embalagens de leite Longa Vida. Signos do Consumo, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 151–171, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v6i2p151-171. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/105698.. Acesso em: 23 abr. 2024.