Diretrizes para pensar a midiatização dos rituais de consumo nas telenovelas brasileiras

  • Rosana Mauro
  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo
Palavras-chave: telenovela, midiatização, consumo, rituais de consumo, mídia

Resumo

O artigo busca contextualizar a telenovela nos estudos que abordam a midiatização, de modo geral, e, mais especificamente, a midiatização do consumo. O objetivo é trazer possíveis desdobramentos de pesquisa sobre o assunto pela perspectiva da representação dos rituais cotidianos de consumo nas telenovelas. Pretende-se discutir, brevemente, estudos que trazem novos horizontes de pesquisa na área, como o do pesquisador Andreas Hepp (2014), e suas possíveis aplicabilidades na telenovela brasileira.

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Biografia do Autor

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo
Professor Livre Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP. Possui pós-doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Docente do PPGCOM/ECA/USP na área de teoria e pesquisa em comunicação e Vice-coordenador do Grupos de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo CNPq/ECA/USP.
Publicado
2014-12-09