Games: Entretenimento, mídia e cultura

  • Valdenise Leziér Martyniuk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mauro Maia Laruccia Universidade de Sorocaba
Palavras-chave: games, mídia, sincretismo, subjetividade, interação

Resumo

Os jogos eletrônicos são um fenômeno midiático da contemporaneidade. Nesse contexto, o objetivo do artigo é dar a ver possibilidades de pesquisa e de análise, baseadas nas características desse objeto, observado em sua linguagem multimídia e sincrética. Discute-se, também, as implicações das relações promovidas entre o jogo e o jogador, bem como entre o último e outros sujeitos do entorno, resultando em interações da ordem da programação, da estratégia, da sensibilidade e do acidente. As proposições de pesquisa se ancoram na teoria semiótica de Greimas e seus seguidores e nos estudiosos do ciberespaço e das mídias audiovisuais. Os jogos, então, emergem como exemplo típico para entender a construção de sentidos no ambiente social da atualidade.

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Biografia do Autor

Valdenise Leziér Martyniuk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professora Doutora dos cursos de graduação em Administração e Publicidade e Propaganda e do MBA em Marketing da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Mauro Maia Laruccia, Universidade de Sorocaba

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Publicado
2015-07-15