Dez vezes sem juros: uma análise dos mecanismos de persuasão utilizados na publicidade de varejo

Autores

  • Mauricio José Melim Associação Educacional Luterana Bom Jesus
  • José Maria Melim Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p17-26

Palavras-chave:

persuasão, publicidade, varejo, psicologia social, semiótica

Resumo

Este trabalho oferece um ensaio analítico acerca da persuasão em publicidade. O arcabouço teórico utilizado conjuga conceitos de psicologia social e semiótica, e o alvo da análise é um típico anúncio de varejo. Busca-se nele identificar a presença de certos mecanismos psicológicos de persuasão e, em seguida, descrever o modo como esses mecanismos estão materializados no anúncio, sob a forma de signos figurativos, linguísticos e plásticos.

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Biografia do Autor

Mauricio José Melim, Associação Educacional Luterana Bom Jesus

Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo na Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC). Mestre em Ciências da Comunicação Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

José Maria Melim, Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina

Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2017-06-07