As origens das marcas e da publicidade moderna: As campanhas publicitárias de sabões e sabonetes

Autores

  • António Machuco Rosa Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v7i2p118-139

Palavras-chave:

publicidade, marcas, Woodbury’s, Lux, triângulo semiótico.

Resumo

Neste artigo é analisado o surgimento das marcas e da publicidade moderna através do exemplo das campanhas publicitárias de sabões e sabonetes no início do século XX. Serão analisadas as campanhas de Woodbury’s e de Lux, sublinhando-se o papel que a agência J. Water Thompson teve nessas campanhas. Mostra-se que no início do século XX já existiam duas grandes tendências na criação de campanhas publicitárias, a publicidade “reason-why e a publicidade “emocional”. Mostra-se finalmente como essas duas tendências estão associadas a duas conceções sobre o papel das marcas registadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • António Machuco Rosa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
    Professor Associado - Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

As origens das marcas e da publicidade moderna: As campanhas publicitárias de sabões e sabonetes. Signos do Consumo, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 118–139, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p118-139. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112203.. Acesso em: 23 abr. 2024.