A publicidade televisiva e o consumidor infantil do ensino fundamental no município de Ijuí/RS

Autores

  • Cláudio de Musacchio Universidade Federal de Rio Grande do Sul
  • Jociane Marchesan Oling Universidade Federal de Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v7i2p206-216

Palavras-chave:

consumo, criança, publicidade, televisão, cultura

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da propaganda televisiva e sua relação com o consumo infantil, suas estratégias de recepção, processos de persuasão, hábitos culturais através de uma pesquisa de campo qualitativa com crianças entre oito e dez anos no Município de Ijuí, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. O aporte teórico teve a contribuição epistemológica de pensadores e os resultados indicam que a criança adquire a capacidade de filtrar mensagens e influenciar nas decisões familiares para consumir.

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Biografia do Autor

  • Cláudio de Musacchio, Universidade Federal de Rio Grande do Sul
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE – UFRGS. Mestre em Educação. ULBRA, 2005. Pós-graduado em Engenharia de Software, Estácio de Sá, RJ, 1996. CEO e Founder do Portal EAD Brasil. Criador dos cursos “Facebook na sala de aula” e “Web rádio na educação”.
  • Jociane Marchesan Oling, Universidade Federal de Rio Grande do Sul

    Pesquisadora no Grupo de Pesquisa GPESC sob coordenação de Alexandre da Silva, Ione Bentz, Lizete Oliveira e Nísia do Rosário. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.UFRGS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

A publicidade televisiva e o consumidor infantil do ensino fundamental no município de Ijuí/RS. Signos do Consumo, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 206–216, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p206-216. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112208.. Acesso em: 28 mar. 2024.