Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66Palavras-chave:
semiótica, identidade, Brasil, logomarca, governo federalResumo
Este artigo procura entender, por meio da semiótica aplicada, o universo de sentido e os traços identitários brasileiros utilizados na comunicação do Governo Federal. Ao analisar as logomarcas dos governos Lula e Dilma, observou-se grande diferença entre os signos utilizados: enquanto no Governo Lula a miscigenação do povo brasileiro ganhava destaque, no Governo Dilma, o tema da desigualdade social e a estabilidade/força do Estado passam a ser o foco (dialogando com a crise de representação política atual).
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Publicado
2017-06-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
JORGE, Alana Giro. Comunicação do governo federal e identidade brasileira: análise das logomarcas dos governos Lula e Dilma. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 55–66, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i1p55-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/114985.. Acesso em: 6 fev. 2025.