Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitais

Autores

  • Edmundo Brandão Dantas Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação
  • Priscila Valim Carneiro Vidal Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i2p67-84

Palavras-chave:

Comunicação, Mídia móvel, Smartphone, Geração Z, Geração Y

Resumo

O artigo aborda a relação das gerações Z e Y com os dispositivos móveis digitais, sintetizando as descobertas verificadas a partir de estudo exploratório e descritivo realizado sobre a interação de ambas com o smartphone. A intenção do estudo foi verificar se a geração Z apresenta maior grau de dependência a esses dispositivos do que a geração Y. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários no Distrito Federal, com abordagem quantitativa e qualitativa, bem como é apresentada a análise de relatos de dois indivíduos pertencentes à geração Z que foram impedidos de utilizar seus celulares por um período. O resultado sugere que há maior dependência da geração Z, embora a diferença não seja tão expressiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmundo Brandão Dantas, Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Priscila Valim Carneiro Vidal, Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação

Graduação em publicidade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

DANTAS, E. B.; VALIM CARNEIRO VIDAL, P. Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitais. Signos do Consumo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 67-84, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v8i2p67-84. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122003. Acesso em: 6 dez. 2023.