Emojis na publicidade e seus significados para marcas e consumidores: tipologias e questionamentos

Palavras-chave: Emoji, Publicidade, Linguagem, Semiótica, Cibercultura

Resumo

Este artigo reflete sobre o uso dos emojis, destacando a apropriação desses códigos na comunicação das marcas. Identificamos que os emojis são utilizados na publicidade de diferentes maneiras, com significados negociados de forma multidirecional, e com a crescente participação e colaboração do público. Assim, propomos uma tipologia para o entendimento do fenômeno, com uma classificação de usos de emojis na publicidade que tem como base a semiótica peirceana e que distingue as estratégias possíveis identificadas.

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Biografia do Autor

Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes. Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

Silvio Koiti Sato, Fundação Armando Álvares Penteado
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor da Escola de Comunicação e Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Fundação Armando Alvares Penteado.
Publicado
2018-07-12