O perfume do mundo: consumo de experiências de marca pelo olfato

  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Ferreira de Abreu Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Consumo de experiências, Olfato, Filosofia, Publicidade, Ponto de venda

Resumo

Este trabalho enfoca a análise das relações entre consumo de experiências e o sentido humano do olfato. Nosso objetivo principal é mapear o que se tem produzido sobre tal relação a partir de diferentes recortes disciplinares. Só recentemente as ciências humanas e sociais, em geral, e o marketing e a publicidade, em particular, vêm se interessando pelo olfato. Daí trazermos esta discussão, com uma pesquisa de caráter exploratório, seguindo as principais formulações teóricas e complementando-a com exemplos de casos em pontos de venda, mais especificamente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense
Graduado em Comunicação Social/Publicidade pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Especialista em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense
Graduada em Comunicação Social/Publicidade pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Arte pela mesma instituição. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2018-07-12