A performance do comediante Whindersson Nunes

a imagem pública consumida como celebridade ordinária

  • Fabíola Carolina de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Fernanda Faria Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
  • Paulo Henrique Basílio Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Palavras-chave: Celebridade, Digital influencer, Performance, Whindersson Nunes

Resumo

O artigo visa analisar a imagem de Whindersson Nunes como um tipo específico de celebridade, a partir dos conceitos de performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2010) e celebridades ordinárias (SERELLE, 2015). Através da operacionalização dos 48 SIGNOS DO CONSUMO ‍‍Fabíola Carolina de Souza et al. conceitos, o trabalho pretende sublinhar as formas como o youtuber performa a própria imagem na mídia, a fim de alcançar estratégias e valores que movimentam a dinâmica social. Por fim, os resultados indicam que há representação de papéis sociais de forma consciente e articulada.

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Biografia do Autor

Fabíola Carolina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Possui graduação em Comunicação Social (bacharelado em jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris/UFMG) desde 2011.

Fernanda Faria Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduada em jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec. Integra o Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG (GRIS), e atua na área da comunicação, com ênfase em cultura das mídias e universo das celebridades.

Paulo Henrique Basílio Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Mestrando em Comunicação Social, na área de Concentração em Interações Midiatizadas pela PUCMinas. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Publicidade e Propaganda da mesma instituição. Integrante do GRIS e participante do Laboratório de Acontecimento Midiático (GrisLab), contribuindo com análises mensais de acontecimentos nacionais e internacionais. Membro do Grupo de Estudo Mídia e Narrativa na PUC-Minas.

Publicado
2018-12-20