"Mulher como garoto-propaganda do dia dos pais": outvertising e as retóricas LGBTfóbicas na publicidade e no comentariado homotransfóbico brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p76-92

Palavras-chave:

Outvertising, Publicidade, LGBT, Retórica, Discurso de ódio

Resumo

A presente investigação se situa no âmbito dos estudos sobre o outvertising – tendência publicitária atual mais inclusiva e pró-diversidade LGBT. Mais especificamente, este trabalho volta a sua atenção para a análise de dois episódios emblemáticos na história do outvertising no Brasil. Em primeiro lugar, um comercial da Bombril dos anos 1990, que revela a LGBTfobia naturalizada da retórica publicitária tradicional. E, em segundo, o discurso de ódio homotransfóbico no comentariado das redes sociais em face da recente polêmica sobre a campanha do Dia dos Pais da Natura, estrelada por um homem transexual. Para subsidiar esta investigação, são mobilizados princípios e procedimentos analíticos dos estudos retórico-discursivos, articulando-se as noções retóricas de ethos e pathos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
    de Pernambuco (UFPE), doutor em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras
    da UFPE e, atualmente, pós-doutorando em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em
    Direitos Humanos da UFPE. Pesquisador integrante dos grupos de pesquisa Publicidade Híbrida e
    Narrativas do Consumo e Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter)Linguísticas.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

"Mulher como garoto-propaganda do dia dos pais": outvertising e as retóricas LGBTfóbicas na publicidade e no comentariado homotransfóbico brasileiro . Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 76–92, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p76-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/173801.. Acesso em: 29 mar. 2024.