Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p3-13

Palavras-chave:

Estudos de recepção, Consumo midiático, Interseccionalidade

Resumo

O artigo discute as contribuições teórico-metodológicas da interseccionalidade para os estudos de consumo midiático e de recepção. Discorre sobre a apropriação de teorias, conceitos e categorias. Apresenta discussões referentes à interseccionalidade, evidenciando abordagens conceituais e metódicas. Argumenta-se que, a partir do paradigma construcionista e vinculado à abordagem sociocultural, uma interpretação interseccional é necessária para responder às demandas que vêm tensionando os estudos de audiências, introduzindo uma perspectiva complexa no trato da produção de sentidos e conformação de identidades.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Libardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UFRGS), Mestre pelo mesmo programa e Bacharel em
    Publicidade e Propaganda (ESPM-Sul). Integrante do Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática.

  • Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
    do Rio Grande do Sul. Pesquisadora PQ/CNPq. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Cultura e
    Recepção Midiática.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 3–13, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p3-13. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174262.. Acesso em: 25 abr. 2024.