Construindo uma Grounded Theory sobre famílias brasileiras e consumos de anúncios com casais LGBT: inquietações metodológicas e Interseccionalidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p14-32Palavras-chave:
Grounded theory, Consumo, Publicidade, Casais LGBT, InterseccionalidadeResumo
O presente artigo é um relato de experiência sobre os caminhos percorridos durante o desenvolvimento de uma pesquisa com a metodologia grounded theory construtivista, que investiga os sentidos produzidos por anúncios contraintuitivos com a representação de casais LGBT em famílias brasileiras (homoafetivas e heteroafetivas). O objetivo é compartilhar algumas preocupações metodológicas que emergiram e foram deliberadas durante a pesquisa em curso, exigindo autoavaliação e autocorreção do processo investigativo. Dentre essas inquietações, destacam-se os questionamentos realizados pelos agentes parentais negros pesquisados sobre a falta de representatividade de indivíduos negros entre os casais LGBT dos anúncios selecionados para a pesquisa e a oportunidade, percebida a partir desses questionamentos, de aperfeiçoar o referencial teórico com perspectivas que sensibilizassem as lentes interpretativas da investigação para as expressões da interseccionalidade.
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Números do Financiamento 2017/08319-7