Construindo uma Grounded Theory sobre famílias brasileiras e consumos de anúncios com casais LGBT: inquietações metodológicas e Interseccionalidade

Autores

  • Francisco Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p14-32

Palavras-chave:

Grounded theory, Consumo, Publicidade, Casais LGBT, Interseccionalidade

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre os caminhos percorridos durante o desenvolvimento de uma pesquisa com a metodologia grounded theory construtivista, que investiga os sentidos produzidos por anúncios contraintuitivos com a representação de casais LGBT em famílias brasileiras (homoafetivas e heteroafetivas). O objetivo é compartilhar algumas preocupações metodológicas que emergiram e foram deliberadas durante a pesquisa em curso, exigindo autoavaliação e autocorreção do processo investigativo. Dentre essas inquietações, destacam-se os questionamentos realizados pelos agentes parentais negros pesquisados sobre a falta de representatividade de indivíduos negros entre os casais LGBT dos anúncios selecionados para a pesquisa e a oportunidade, percebida a partir desses questionamentos, de aperfeiçoar o referencial teórico com perspectivas que sensibilizassem as lentes interpretativas da investigação para as expressões da interseccionalidade.

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Biografia do Autor

  • Francisco Leite, Universidade de São Paulo

    Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com estágio de doutorado sanduíche (CAPES) na Università degli Studi di Trento e na Università di Bologna (Itália). 

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Publicado

2020-12-30

Dados de financiamento

Como Citar

Construindo uma Grounded Theory sobre famílias brasileiras e consumos de anúncios com casais LGBT: inquietações metodológicas e Interseccionalidade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 14–32, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p14-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174703.. Acesso em: 23 abr. 2024.