Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas

Autores

  • Maria Alice de Faria Nogueira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81

Palavras-chave:

Trecos móveis, Potencial de movimento, Publicidade das marcas

Resumo

Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Faria Nogueira, Universidade Estácio de Sá

Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Membro dos Grupos de Pesquisa Mobilidades: teorias, temas e métodos (MTTM) e Retórica do Consumo (ReC).

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Publicado

2021-07-06